Análise sociohistórica aplicada em saúde coletiva (oficina pré-congresso)

Coordenada pelo professor do PPGANS, Jamacy Costa Souza,  e com apoio do Consulado Geral da França em Pernambuco, a oficina tem o objetivo de ser um espaço onde será abordada a aplicabilidade da teoria social de Pierre Bourdieu às análises de temas pertinentes à Saúde Coletiva, nutrição inclusive, articulando tanto o plano teórico como a operacionalização da pesquisa. Participarão pesquisadores internacionalmente reconhecidos, como os sociólogos franceses Patrice Pinell (Centre européen de sociologie et de science politique) e Thomas Depecker (Institut National de la Recherche Agronomique); e a médica e sanitarista brasileira Ligia Maria Vieira-da-Silva (ISC-UFBA). Serão apresentadas investigações já concluídas, cuja análise genética da política auxilia a compreender sua dinâmica na atualidade, como é o caso da política de incentivo fiscal à alimentação do trabalhador. Mas também objetos em construção, como as investigações que analisam diversos subespaços do campo da saúde brasileira. No plano teórico-metodológico, serão tratados, por exemplo, de aspectos como o uso do conceito de capital social e a autopercepção da saúde. Abordar-se-á, ainda, temas relacionados à saúde, lato senso, como a emergência da Higiene e da Saúde Pública na Bahia; mas também de áreas específicas, como a de Nutrição e a de Saúde bucal.

Confira a programação, clicando no link do website abaixo.

 
Local: 
Faculdade de Direito da UFBA - Sala 109
Valor: 
Gratuito
Data e Hora: 
19/11 - 14h às 17h e 20/11 - 9h às 17h

 

CONHEÇA OS PALESTRANTES, DEBATEDORES E RELATORES

 

Patrice Pinell

https://cessp.cnrs.fr/-PINELL-Patrice-

O médico e sociólogo Patrice Pinell tem uma longa parceria de cooperação com a professora Ligia Maria Vieira-Lima que já resultou em três escolas de altos estudo da Capes, diversas coorientações (estágios sanduíches) de doutorado e várias publicações, inclusive o livro "Análise sociológica das políticas de saúde" (2011), lançado exclusivamente no Brasil pela Editora Fiocruz. É filiado ao Instituto Nacional de Saúde e da Pesquisa Médica (INSERM) desde 1971, onde foi  diretor de pesquisa primeira classe de 1994 à 2011, sendo diretor de pesquisa emérito desde então; e é pesquisador do Centro Europeu de Sociologia e Ciência Política (CESSP-Paris).

Lígia Maria Vieira da Silva

 http://lattes.cnpq.br/2728374980692269

É professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (Propap). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1977), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (1982) e doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1990). Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Montreal, Canadá e Estágio Senior no Centro de Sociologia Européia (CSE) em Paris. Foi professora Assistente, Adjunta e Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (1980 a 2011). Foi Secretária de Saúde do Município de Camaçari, Coordenadora da Pós-Graduação e Diretora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Foi Coordenadora de Pesquisa da PROPCI (UFBA) (2014-2015). Foi Coordenadora do CA de Saúde Coletiva e Nutrição do CNPq (2016-2018). Foi Professora Visitante do Programa de PG em Saúde Coletiva da UFPe (2018) Participou da Comissão de Avaliação dos Programas de PG da área de Saúde Coletiva da Capes. Foi Editora associada da Revista Cadernos de Saúde Pública (2010-2018). Membro do Conselho Editorial da editora da FIOCRUZ (2005 -2021). É membro do Conselho Editorial da revista Salud Colectiva (Lanus, Argentina). É líder do Diretório de pesquisa de Planificação, Gestão e Avaliação do CNPq e Coordena grupo de pesquisa sobre Avaliação em Saúde e analise sócio-histórica de políticas de saúde no ISC. Coordenou o Grupo de Trabalho em Avaliação de Políticas e programas de saúde da ABRASCO (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Política, Planejamento e Gestão em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e análise sócio-histórica de políticas de saúde e determinantes sociais da saúde.

 Thomas Depecker

https://www6.versailles-grignon.inrae.fr/aliss/Membres/Ils-sont-passes-par-ALISS/DEPECKER-Thomas

Sociólogo francês que tem a alimentação como um dos seus objetos de investigações sociohistóricas. É autor de obras como sociologie de l'alimentation (2019)  e La juste mesure: une sociologie historique des normes alimentaires (2013). Atualmente é bolsista de pesquisa do Centro Maurice Halbwachs do Instituto Nacional Francês de Pesquisa para Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (INRA).

Jamacy Costa Souza

 http://lattes.cnpq.br/9593991521531860

É professor (DE) da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 2002 e fez pós-doutorado (pesquisador convidado) no "Centre interuniversitaire de recherche sur la science et la technologie" (CIRST), em colaboração com o professor Yves Gingras. É doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (2013), tendo realizado estágio sanduíche no Centre Européen de Sociologie et de Science Politique - CESSP-Paris (2011/2012). Atua nas áreas de alimentação do trabalhador e análise sócio-histórica de políticas de saúde. Graduou-se em Nutrição pela UFRJ (1995) e concluiu o mestrado pela USP (1999) no Programa Interunidades em Nutrição Humana Aplicada (Pronut). Presidiu o Conselho Regional de Nutricionistas (BA e SE) de 2003 a 2007; e foi Secretário Municipal de Saúde e Sub-secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico no Município de Wenceslau Guimarães - BA, em 2000 e 2001, respectivamente. Foi Coordenador do Colegiado de Curso de Graduação da Escola de Nutrição da UFBA. Recebeu Menção Honrosa no prêmio Capes de tese de 2014.

Sandra Garrido de Barros

http://lattes.cnpq.br/6153182534715438

Professora Associada do Departamento de Odontologia Social e Pediátrica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia. Possui graduação (1999) e mestrado (2005) em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia, especialização em Medicina Social sob a forma de Residência Multiprofissional (2003), e doutorado em Saúde Pública (2013) pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Atua como docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/ISC/UFBA) e integra o quadro permanente do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade do Estado da Bahia (MEPISCO/UNEB). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de políticas de saúde, planejamento e avaliação de ações e serviços de saúde, Atenção Primária à Saúde, Saúde da Família, Política Nacional de HIV/Aids, saúde bucal coletiva e assistência suplementar.

Débora Previatti

http://lattes.cnpq.br/0212366491733548

Professora Adjunta da Escola de Nutrição e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É graduada em ciências sociais (UFSC) e em farmácia e bioquímica (UFPR), mestre e doutora em Sociologia Política (UFSC), com doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) no Centre Européen de Sociologie et de Science Politique (CESSP). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da alimentação, Sociologia da cultura, Sociologia da saúde e Sociologia das elites. Seus temas de interesse incluem: alimentação e mediação, estilos de vida, gostos e práticas culturais, circulação de bens simbólicos, culinária, edição e tradução.

Denise Braga Dourado

http://lattes.cnpq.br/1034361053010533

Nutricionista graduada pela UFBA, mestre e doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva - UFBA, com área de concentração em Planejamento e Gestão em Saúde. Foi Coordenadora Regional da Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN) durante 2 anos. Atualmente é tutora de pesquisa científica do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alimentação Coletiva (GEPAC) da Escola de Nutrição da UFBA. Faz parte do grupo de pesquisa Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Foi gestora em saúde pública, ocupando o cargo de direção da Vigilância Sanitária de Souto Soares.

Monique Azevedo Esperidião

 http://lattes.cnpq.br/0901747050164343

Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (2009), Mestre em Saúde Comunitária (2004) e Psicóloga (2002) pela Universidade Federal da Bahia. É pesquisadora do Diretório de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (CNPq) e do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS-ISC/UFBA). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação em Saúde e Análise Política em Saúde. É membro do Grupo Coordenador da Comissão de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da ABRASCO.

Lívia Angeli Silva

http://lattes.cnpq.br/4655493619449995

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2003). Especialista em Educação e Gestão em Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Educacionais (2006). Mestre em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2011). Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (2019), com estágio doutoral concluído no Centre Européen de Sociologie et Science Politique - Paris 1 / Sorbone (2017-2018), como bolsista da CAPES pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Vice-presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde - gestão 2020/2021 . Diretora de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem - seção Bahia.

Shirley Andrade Cruz

http://lattes.cnpq.br/1420950167543025

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2009) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2015). Atualmente é sanitarista no Hospital Especializado Instituto Couto Maia, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, membro do Grupo de Pesquisa do Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde, no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, integrante da equipe executora do Projeto de Pesquisa Transformações nos Espaços da Saúde no Brasil e suas implicações para o Sistema Único de Saúde (1988-2018) e professora de Saúde Coletiva nos cursos de graduação em medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública -Salvador. Tem experiência em Planificação, Gestão e Avaliação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: capital social, determinantes sociais da saúde, espaço social e vigilância epidemiológica.

Thaís Régis Aranha Rossi

 http://lattes.cnpq.br/8318012024369348

É cirurgiã-dentista e pesquisadora na Universidade Federal da da Bahia - UFBA. Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Possui doutorado em Saúde Pública e Mestrado em Saúde Comunitária pelo Programa de Pós-graduação do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (Conceito 7 CAPES). Docente permanente do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva - MEPISCO/UNEB. Fez doutorado Sanduíche no Centre Européen de Sociologie et de Science Politique - CESSP/ Paris/ França. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atua no Núcleo de Saúde da Família na Residência Multiprofissional da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Coordena o Núcleo de Acolhimento e Gestão da Faculdade de Odontologia da UFBA. Tem experiência na área de Saúde Pública, Saúde Coletiva, Avaliação de políticas, saúde bucal coletiva e Metodologia da pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, saúde bucal coletiva e políticas de saúde.

Ana Maria Freire

http://lattes.cnpq.br/5546412776653373

Docente da Área de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Doutora em Saúde Pública e Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (área de concentração em Política, Planejamento e Gestão). Doutorado sanduíche no Centre Européen de Sociologie et de Science Politique - CESSP/ Université Paris I, CNRS, EHESS, Paris, França, com bolsa CAPES/Print/UFBA (outubro 2021 a março 2022). Possui Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Especialização em Gestão da Atenção Básica com ênfase nas Redes de Atenção à Saúde pela Escola Estadual de Saúde Pública (EESP/Bahia). É graduada em Odontologia pela UFBA e em Fonoaudiologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem interesse em atividades de Ensino e Pesquisa no campo da Saúde Coletiva, Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Formação e Educação em Saúde. Pesquisadora do Observatório de Análise Política em Saúde (ISC/UFBA).

Carla Maria Lima

http://lattes.cnpq.br/5789627602511700

Cirurgiã-dentista (UEFS/BA), Especialista em: Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (São Leopoldo Mandic/SP); Endodontia (ABE/BA); Educação Especial (Facinter/PR). Mestre em Saúde Coletiva (UEFS). Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva-ISC/UFBA. Docente do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana de 2008-2012. Docente da Universidade do Estado da Bahia - UNEB desde 2013, na Área de Saúde Coletiva. Áreas de interesse: Saúde Coletiva; Saúde Bucal Coletiva; Epidemiologia; Políticas Públicas; Pessoa com Deficiência.

Sônia Cristina Lima Chaves

http://lattes.cnpq.br/8280978457776741

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (2005). Em 2018, concluiu o pós-doutorado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFBA. Professora Titular da Universidade Federal da Bahia. Foi coordenadora dos cursos de especialização em saúde coletiva da Universidade Federal da Bahia e coordenadora da residência multiprofissional do ISC-UFBA. É pesquisadora e professora do quadro do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do ISC-UFBA nota 7 da CAPES. Atualmente é Diretora da Faculdade de Odontologia da UFBA no quadriênio 2021-2025. Publicou mais de 65 artigos nas áreas de análise e avaliação de políticas e programas, especialmente na saúde bucal com foco em análises sociológicas. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação em serviços de saúde, análise de políticas de saúde, sociologia da saúde, saúde bucal coletiva e odontologia social.

Denise Nogueira Cruz

http://lattes.cnpq.br/1974541607388618

Professora Adjunta do Departamento de Odontologia Social e Pediátrica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Odontologia pela UFBA. Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC/UFBA), Mestre em Saúde Coletiva e Especialista/Sanitarista (Residência Multiprofissional em Saúde da Família) pela mesma Instituição.