Integração com a Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde desde sua criação assume responsabilidades no que se refere ao aperfeiçoamento do curso de graduação em nutrição oferecido pela ENUFBA, buscando em um processo interativo e contínuo, articular as suas atividades nos contextos do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, todos os docentes do Programa, pertencentes a esta Unidade, exercem atividades de ensino na Graduação e os demais estão integrados à graduação em suas unidades de origem (Instituto de Saúde Coletiva, Instituto de Química, Faculdade de Medicina). A partir de 2009, com a implantação do Curso de Gastronomia na Escola de Nutrição e a ampliação de vagas do Curso de Graduação em Nutrição, ações previstas no Projeto REUNI – Programa de Apoio a Expansão e Reestruturação das Universidades Federais -, foi ampliada esta articulação, contribuindo também para a pesquisa e a formação em pós-graduação em uma área que conta ainda com poucos recursos humanos titulados, particularmente na região Nordeste do país.
 
Além disso, o Programa integra na sua matriz curricular dois componentes curriculares denominados Temas Contemporâneos, sendo uma na área de alimentos e outro na área da nutrição. Esses componentes têm participação na formação complementar dos mestrandos, na articulação com a graduação e na formação lato sensu. 
 
Um segundo eixo de integração se dá pelo espaço direto promovido pela pesquisa. A participação do aluno é viabilizada por meio de bolsas de iniciação científica, vinculadas aos projetos de pesquisa e também pela oferta de oportunidades para bolsistas voluntários. Essa integração favorece a proximidade dos alunos da pós-graduação com aqueles da graduação, por meio da prática da orientação e supervisão nos projetos vinculados à linhas de pesquisa do Programa, condição que propicia a motivação e o direcionamento de potenciais vocações no sentido do aperfeiçoamento da pesquisa no campo da saúde, alimentação e nutrição. . Registra-se que todos os docentes do Programa estão envolvidos com a iniciação científica.
 
Outra articulação deste Programa com a Graduação ocorre por meio da participação obrigatória e orientada dos alunos da pós-graduação em atividades de ensino junto o curso de Nutrição – Prática de Ensino em Alimentos e Nutrição. 
 
A Prática de Ensino em Alimentos e Nutrição, no formato de atividade obrigatória, oportuniza ao mestrando a aproximação com o ensino e, vem sendo desenvolvida junto às disciplinas do Curso de Graduação da ENUFBA que se inscrevem no seu campo de interesse, sob supervisão direta do professor orientador e do professor responsável pela disciplina. Desta forma esta atividade, além de possibilitar a experiência em ensino superior, estabelece uma importante articulação da pós-graduação com o ensino da graduação. Assim, essas experiências têm sido avaliadas como agregadoras de valor acadêmico tanto para a formação do mestrando, quanto para a aproximação do aluno da graduação com a realidade da Pós-Graduação.
Português, Brasil