Grupos de Pesquisa

Nutrição, Sistemas Nervoso e Imunológico.

Lideres: Jairza Maria Barreto Medeiros e Tereza Cristina Bomfim de Jesus Deiró
Cadastrado no CNPQ: 2004.  
 
Este grupo de pesquisa estuda os efeitos precoces e tardios da inadequação alimentar durante o período de gestação e lactação, buscando incrementar os conhecimentos científicos na área de nutrição e doenças crônicas. Além disso, contribui para elucidação dos mecanismos envolvidos no desenvolvimento de doenças prevalentes na vida adulta e de possíveis formas de intervenção. De um modo especial, fornece subsídios para a definição de estratégias de prevenção. 

Nutrição e Saúde Coletiva

Líderes: Ana Marlúcia de Oliveira e Sandra Maria Chaves dos Santos
Cadastro no Cnpq:1987
 
O grupo apresenta três grandes eixos de investigação: i) Saúde, nutrição e epidemiologia, (ii) Saúde, nutrição e políticas públicas e (iii) Segurança alimentar e nutricional. O eixo Saúde Nutrição e Epidemiologia tem se destacado na contribuição ao conhecimento dos determinantes da situação de saúde e nutrição de populações urbanas e rurais, em nível local e regional. Dentro deste eixo, as vertentes da nutrição, infecção e crescimento e epidemiologia das enfermidades carenciais têm gerado conhecimento sobre ocorrência e gravidade das doenças infecciosas e crescimento na infância. Destaca-se, também, a avaliação de estratégias, aplicadas peloSUS para a redução dos fatores de risco para as DCNT, em diferentes ciclos da vida.
 
O eixo Saúde, Nutrição e Políticas Públicas tem produzido e disseminado o conhecimento sobre os alcances e limites dos programas de alimentação e nutrição implementados no estado Bahia, orientado pelo conceito de segurança alimentar e avaliação de políticas públicas. Nessa perspectiva, os pesquisadores integrados a esse eixo têm se preocupado com o estudo e desenvolvimento de metodologias para avaliação de programas e projetos. O envolvimento de alunos de pós-graduação, assim como parcerias com pesquisadores de outras instituições, representa, no campo científico e institucional, a oportunidade de criar espaço concreto para o treinamento e o incentivo na formação de novos pesquisadores e docentes.

Alimentos, Alimentação e Saúde 

Lider: Rogéria Comastri de Castro Almeida
Cadastrado no CNPQ: 2000.
 
Apresenta como repercussão na área científica pesquisas desenvolvidas em linhas que contemplam a criação de novas metodologias para o diagnóstico e controle microbiológico de alimentos; estudos voltados para ações de vigilância sanitária de alimentos, no que diz respeito à implantação de leis, portarias; controle de qualidade de alimentos industrializados e aspectos toxicológicos; técnicas de conservação de alimentos; estudos para a caracterização química e físico-química de alimentos regionais e de novos alimentos; gerenciamento de qualidade em serviços de alimentação e nutrição. As linhas de pesquisa do grupo são: controle de qualidade e microbiologia de alimentos.

Grupo de Estudos e Pesquisa em Alimentação Coletiva – Gepac

Líderes: Deusdelia Teixeira de Almeida e Maria da Purificação Nazaré Araújo
Cadastrado noCNPQ: 2007.
 
O campo da Alimentação Coletiva se constitui em um privilegiado espaço para estudos, dada a sua importância econômica, pela sua cobertura e, principalmente, para a saúde dos comensais (vários estudos apontam a prevalência de agravos nutricionais em trabalhadores em magnitude maior que na população adulta brasileira,o que, a princípio, é incomum).
Este grupo decorre da consolidação de vários projetos de pesquisas desenvolvidas na Escola de Nutrição da UFBA, com abordagens tanto qualitativa como quantitativa, com ênfase em estudos e pesquisas em Unidades de Alimentação e Nutrição, que visam contribuir para subsidiar ações na direção da melhoria da qualidade de alimentação ofertada à população. Em relação aos recursos humanos, integram-se à equipe pesquisadores nacionais e internacionais, alunos de graduação e de pós-graduação. Com relação à infraestrutura, conta com o moderno Laboratório de Pesquisa em Alimentação Coletiva - LPAC.

Segurança Alimentar e Comércio Informal de Alimentos (SACIA)

Líder: Ryzia de Cassia Vieira Cardoso
Cadastrado no CNPQ: 2009
 
O SACIA tem como propósito fomentar a realização de estudos interdisciplinares sobre a temática do comércio informal de alimentos, abarcando diferentes focos, buscando contribuir para a melhor organização do segmento e de seus atores sociais. Entre as linhas de investigação em desenvolvimento estão contempladas: comércio informal de alimentos, alimentação e cultura; comércio informal de alimentos e trabalho infantil; comércio informal de alimentos e vigilância sanitária; e estratégias de intervenção para o comércio informal de alimentos.
De modo mais recente, o SACIA tem atuado em estudos de intervenção de base comunitária, em apoio a cadeias produtivas informais – pesca artesanal, mandiocultura e outras atividades da agricultura familiar, com interface em temáticas relacionadas à economia solidária e ao desenvolvimento social sustentável.

Centro de Estudo e Intervenção na Área do Envelhecimento (CEIAE)

Lider: Lilian Barbosa Ramos e Anna Karla Carneiro Roriz Lopes de Souza
Cadastrado no CNPQ: 2004.
 
O CEIAE tem o objetivo de investigar os aspectos relacionados ao envelhecimento, dentro de uma visão multiprofissional e interdisciplinar, destacando-se as áreas de nutrição, educação física, medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e serviço social. Engloba as seguintes linhas de pesquisa: bioquímica da nutrição, nutrição e epidemiologia do envelhecimento, síndrome metabólica.

Núcleo de Gastroenterologia – UFBA

Líderes: Raquel Rocha dos Santos e Genoile Oliveira Santana Silva
Cadastrado no CNPQ: 2011.
 
O objetivo do grupo é contribuir para o melhor conhecimento da Doença Inflamatória Intestinal na Bahia e no Brasil. As linhas de pesquisas do grupo são: células tronco nas Doenças Hepáticas, Doença Inflamatória Intestinal, doenças intestinais, hepatite e vírus hepatotrópicos, hepatites virais, nutrição, polimorfismo genético.

Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura (NEPAC)

Líderes: Lígia Amparo da Silva Santos e Maria do Carmo Soares de Freitas
Cadastrado no CNPQ: 2006
 
A criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Alimentação Contemporânea - NEPAC - partiu da necessidade de compreender os fenômenos que cercam o corpo e o comer contemporâneo, os aspectos vinculados à promoção da saúde, identidade e cultura como ainda as suas intersecções com o mundo contemporâneo e a modernidade.
O grupo contempla as seguintes linhas de pesquisa: Aspectos socioculturais da alimentação, comércio informal de alimentos, alimentação e cultura, corpo, comida e comer, educação alimentar e nutricional, hábitos alimentares e comensalidade, métodos e de modelos em educação permanente para a Alimentação Escolar, saúde, nutrição e políticas públicas.

 

 
Português, Brasil